As air fryer gasta muita energia? – É verdade ou é mito?

As Air fryers vieram revolucionar o mundo da cozinha!

As batatas fritas deixaram de ser aquele alimento que evitamos comer, ou que comemos e depois nos arrependemos, devido a toda a sua condição calórica e obviamente, a tudo que implicava a sua confeção.

Contudo, será que esta forma mais saudável de cozinhar terá um reflexo mais negativo no consumo energético, ou seja, um aumento do consumo de energia lá em casa?

Ou tudo isso, são apenas mitos?

Este artigo vai responder-lhe a essas e a muitas mais questões, aqui desmistificamos os mitos em volta da Air fryer, por isso não perca nada e acompanhe-nos até ao final!

Como funciona a Air fryer?

Este eletrodoméstico dá uso à circulação de ar quente para cozinhar os alimentos de maneira semelhante à fritura, sem a necessidade de adicionarmos enormes quantidades de óleo, como no método convencional.

O ar é aquecido por meio de uma resistência elétrica e posteriormente a isso, um ventilador faz com que todo esse ar circule, a alta velocidade, entre os alimentos.

Essa ação faz com que os alimentos ganhem uma cor dourada e uma textura irresistivelmente crocante.

Comparando com a fritadeira elétrica convencional, a Air fryer é obviamente, mais saudável, pois não requer uma quantidade tão grande de gordura, inclusive poderá mesmo nem adicionar óleo, e cozinhar a comida apenas a vapor.

Compreender a Air fryer e o seu consumo energético

A air fryer foi criada com o objetivo de ser eficaz, no sentido de uma necessidade de energia reduzida. E, comparando com outros eletrodomésticos, geralmente têm um consumo de energia muito mais baixo.

Em relação ao forno convencional a air fryer tem um tempo para cozinhar mais baixo, porque aquece rapidamente o ar dentro do compartimento de cozedura e consegue manter essa temperatura de forma constante.

Salientamos que é importante verificar sempre as especificações de cada air fryer e do seu fabricante porque claro, há air fryers que consomem mais do que outras.

Por isso é importante verificar sempre este tipo de informação antes de comprar a sua air fryer.

A Air fryer gasta muita energia, mais que a convencional fritadeira elétrica?

As fritadeiras convencionais, (fritadeiras elétricas) consomem mais energia do que uma air fryer, pois estas utilizam óleo para cozinhar os alimentos e necessitam de mais tempo e potência para que o óleo aqueça.

O consumo varia, contudo, uma fritadeira convencional normalmente está entre os 1500 e 3000 watts.

Análise de afirmações sobre o consumo de energia

Há diversas pessoas que afirmam “a Air fryer gasta muita energia” mas, tal como vimos anteriormente, isto não é verdade, pois comparando com todos os outros aparelhos, que têm a mesma função que a Air fryer, esta é quem tem um uso de energia menor.

No entanto, para que fique claro, nós vamos analisar detalhadamente diversos modelos de Air fryers e depois diferentes eletrodomésticos de cozinha e assim conseguimos ter um ponto de comparação:

  • Philips Premium XXL: Esta opção tem diversas funcionalidades que vão ajudar na sua rotina, tais como, smart sensing, eliminação de gordura e modo económico. Tem várias funções como fritar, assar, grelhar, alourar e reaquecer. Contudo, tem uma potência de 2225 watts.
  • Cosori Smart: Ligeiramente mais pequena que a anterior, com uma capacidade de 5,5 litros. Disponibiliza 11 modos para cozinhar e funcionalidades como, desligar automático, touchscreen LED e controle através da aplicação. No entanto, a sua potência é de 1700 watts.
  • Uten Fritadeira: Capacidade igual à Cosori (5,5l), tem uma funcionalidade de revestimento antiaderente. Funções tais como, controlo da temperatura, temporizador e a sua potência é de 1700 watts.
  • Ninja AF100EU: Esta Airfryer disponibiliza a função de fritar, ferver, reaquecer e desidratar. Apresenta também a função de regulação de temperatura e a sua potência é de 1500 watts.
  • Ninja Foodi 5-in-1 Grill: Esta é uma opção que para além de ter todas as funcionalidades da anterior (Ninja AF100EU), dá-lhe também a possibilidade de grelhar os seus alimentos. Apresenta-se com uma potência de 1500 watts.

Poderá ler nosso artigo sobre as melhores air fryers para saber mais detalhes de cada uma.

Consumo de energia da Air Fryer vs Forno e outros aparelhos

Agora vamos perceber o consumo de outros tipos de eletrodomésticos que fazem parte do universo da cozinha:

Fritadeira elétrica

Como já referimos anteriormente devido ao uso de uma quantidade significativa de óleo, a fritadeira elétrica, exige muito mais potência e energia para cozinhar os alimentos e o consumo varia mediante o modelo e a capacidade da fritadeira. Contudo, em média, está entre os 1500 e 3000 watts.

Forno convencional

Devido a ser necessário aquecer todo o interior do forno para atingir a temperatura desejada, exige assim um consumo maior de energia para que assim consiga cozinhar os alimentos devidamente.
Em média, a sua potência varia entre 2000 e 5000 watts, dependendo do tamanho, modelo e temperatura selecionada.

Placas de fogão

Aqui o consumo de energia depende da sua utilização, ou seja, se tiver mais bocas a funcionar de forma simultânea, gasta muita energia. Contudo, em média, o consumo ronda entre 1200 a 2500 watts.

Airfryer

Consumo em média de uma airfryer comum ronda em volta dos 1500 watts. Contudo, depende do modelo e potência que escolher.

Dicas para otimizar o consumo de energia

São simples e práticas de utilizar, no entanto, há critérios importantes a ter em conta quando utilizar a sua Air Fryer.

Primeiro e antes de utilizar, deverá fazer um pré-aquecimento da máquina. Em seguida, no recipiente definido para a comida, deverá colocar os alimentos que pretende cozinhar e claro, respeitar sempre a capacidade máxima da máquina.

É importante que tenha preocupação com a limpeza do filtro de ar, pois a acumulação de resíduos irá dificultar a circulação do ar, prejudicando o funcionamento e claro, aumentando o consumo de energia.

Conclusão

Com estas informações que partilhamos já conseguimos ter uma visão mais clara da realidade e perceber que a afirmação que deu origem a este artigo “a Air fryer gasta muita energia” não é real e passa apenas de um mito.

Isto porque se compararmos com outros utensílios que possam ter as mesmas funções, as Air fryers são as que exigem menos consumo de energia.

Avalie este artigo:
Votado por: 0 Média: 0
Botão Voltar ao Topo