A testhut.pt passa muitas horas a pesquisar para ajudá-lo a encontrar os melhores produtos para comprar. Cada produto aqui é selecionado independentemente pela nossa equipa. Se comprar algo através de links no nosso conteúdo, podemos ganhar uma pequena comissão que ajuda a apoiar o nosso trabalho.

Os melhores ar condicionados 2022

Encontrar o melhor ar condicionado para a sua casa ou escritório pode ser complicado. Existem muitos tipos e variações diferentes de ar condicionados tornando-se confuso de início. As unidades de AC são categorizadas com base na sua capacidade, método de montagem, construção e outros fatores.

Ao comparar unidades de AC com base na sua capacidade, por exemplo, podemos ver uma clara distinção entre os ACs domésticos ou residenciais que caem na faixa de 6.000-20.000 BTU (British termal units), os ACs comerciais ou de escritório na faixa de 12.000-50.000 BTUs, e ACs industriais têm mais de 30.000 BTUs.

Comparando a forma como são montadas, as unidades de AC podem ser definidas como sistemas de AC portáteis, montados na parede, montados no chão, na janela, no teto, sistemas de AC montados em ductos ou sistemas de AC divididos.

No entanto, a principal forma de distinguir os ar condicionados é baseada na sua construção.

Imagine
Nome do Produto
Avaliação
Compre
1 de 10
5.0
2 de 10
4.8
3 de 10
4.7
4 de 10
4.6
5 de 10
4.5
6 de 10
4.4
8 de 10
4.3
9 de 10
4.2
10 de 10
4.1

Os diferentes tipos de ar condicionados

Todos os ar condicionados, independentemente das suas diferenças, trabalham da mesma forma – transferem um líquido refrigerante de um conjunto de bobinas (que recolhe calor) para outro conjunto de bobinas (que dispersa o calor). Onde e como esses componentes são incorporados define o tipo de ar condicionado.

Ar condicionado monobloco

A característica unificadora de todas as unidades de AC monobloco é que todos os seus componentes são colocados dentro de um único corpo, por isso a nomenclatura – “monobloco”. Todos os ACs monobloco são projetados para serem colocados dentro de um espaço fechado. No entanto, todos têm um tubo de ar que dispersa o ar quente para o lado de fora.

Além disso, os ACs monobloco podem diferir muito um do outro e dividem-se em vários subtipos:

  • Unidades de AC monobloco portáteis/móveis. Normalmente colocados sobre rodas, estes ACs são feitos para se moverem em torno da sua casa ou escritório. O seu tubo de escape tem cerca de 2-3 metros de comprimento têm geralmente uma baixa capacidade de 9.000 a 12.000 BTUs.
  • Unidades de AC monobloco montadas no pavimento. Tal como os portáteis, os ACs montados no pavimento têm uma capacidade semelhante, mas são feitos para ficarem no mesmo lugar. São montados no chão e contra paredes externas. Têm geralmente 2 tubos de escape que se estendem para fora através da própria parede.
  • Unidades de AC monobloco montadas na parede. Estas unidades têm uma capacidade semelhante às mencionadas anteriormente, mas são montadas na própria parede externa. Às vezes são chamados de “ACs de parede alta”.
  • Unidades de AC monobloco de janela. Uma variação interessante, os ACs de janela são mais fáceis de instalar, uma vez que não requerem qualquer trabalho na parede. Podem ser muito barulhentos e irão bloquear uma janela. Por essa razão raramente são vistos atualmente.

Ar condicionado dividido (split)

Este é provavelmente o tipo mais famoso de unidade de AC. Os ar condicionados divididos trabalham da mesma forma, mas as suas bobinas de recolha de calor e de dispersão de calor estão separadas em dois corpos – um dentro de casa e outro ao ar livre. Os dois corpos do AC dividido estão ligados através de tubos de cobre e um cabo elétrico. São menos barulhentos do que os ACs monobloco porque o compressor está do lado de fora.

Assim como os ACs monobloco, os ar condicionados em split dividem-se em vários subtipos:

  • Unidades de AC divididos montados na parede. Semelhante aos monoblocos, mas separados em dois corpos – um para fora de casa e outro para dentro de casa.
  • Unidades de AC divididos montados no pavimento. Novamente, estes são semelhantes aos ar condicionados monobloco, mas as suas bobinas são divididas em dois corpos. Outra diferença reside nas duas subcategorias adicionais: ACs divididos em coluna e ACs divididos em armário – as formas diferentes são o principal fator de distinção.
  • Unidades de AC divididos portáteis/móveis. Estes modelos geralmente têm uma capacidade superior à dos ACs monobloco portáteis, mas são um pouco menos portáteis, por terem dois corpos separados. Ainda assim, são perfeitamente práticos se quiser um AC que é ao mesmo tempo poderoso e portátil.
  • Unidades de AC divididos montados em ductos. Uma boa opção para casas com sistemas de ar pré-existentes. Estes ACs são simplesmente instalados sobre o próprio ducto de circulação de ar. São frequentemente chamados de ar condicionado “canalizado” ou “centralizado”.

Ar condicionado multi-dividido (multi-split)

Uma variação dos ar condicionados em split, os ar condicionados multi-split são todos modelos de AC com múltiplos corpos dentro de casa e um corpo fora de casa. Uma boa opção para quando deseja um AC em salas estreitas, mas separadas, os ACs multi-split têm unidades de condensação muito mais poderosas.

Outro ótimo aspeto sobre estes aparelhos é o facto de poderem usar diferentes unidades dentro de casa. Pode ter um sistema de AC multi-split com 4 corpos dentro de casa que são todos diferentes – pode montar um na parede, pode ter uma coluna montada no pavimento, um pode ser montado no pavimento de armário, e um pode ser de teto.

O que devo ter em conta quando comprar um ar condicionado?

Escolher o melhor ar condicionador para as suas necessidades significa considerar vários fatores-chave:

Capacidade

O primeiro e o mais fácil aspeto a considerar é a capacidade que deseja que o seu AC tenha. Basta medir a área da sua casa ou escritório e usá-la para calcular quantos BTUs vai precisar.

Tipo de construção

Monobloco, dividido ou multi-dividido?

Os multi-splits são geralmente projetados para escritórios ou casas maiores, que necessitam de mais potência no sistema de AC.

Os monoblocos são geralmente usados para pequenos espaços, como escritórios de uma divisão, caves, garagens e sótãos. São ótimos para quando não quer uma instalação complicada.

Os ACs divididos são a escolha preferida para a maioria das casas e escritórios.

Montado na parede, no pavimento, no teto ou na janela?

O próximo aspeto importante a considerar é a localização onde quer que o seu AC seja instalado. A montagem na parede e no pavimento são a norma, pois os ACs de janela podem ser bastante barulhentos e os ACs de teto geralmente são mais complicados de instalar.

Características adicionais que podem ser úteis

Depois de considerar os pontos principais, resta explorar outros detalhes:

  • Tamanho físico e forma – quão grande deseja que o AC seja, onde quer localizá-lo tendo em conta a sua mobília, etc.
  • Ruído – isto raramente é um problema em caves, garagens e sótãos, mas pode ser problemático em espaços residenciais e de escritórios.
  • Estética – como a maioria dos outros aparelhos, os ACs têm diferentes designs e cores, a fim de melhor se enquadrar com o seu design interior.
  • Bomba de calor – se deseja que o seu AC seja bom para aquecimento e não apenas para arrefecimento, considere adquirir um modelo com uma boa bomba de calor.
  • Classificação energética – a classificação que determina a eficiência energética do AC. Se não quiser pagar muito pela utilização diária do seu ar condicionado, escolha um modelo com uma boa classificação energética.
  • Recursos adicionais – por último, mas não menos importante, considere que recursos adicionais deseja para o seu sistema de AC. Estes podem incluir controlo remoto, velocidade ajustável do ventilador, controlo da direção do ar, diferentes tipos de filtros de ar, relógio e temporizador programável, e muito mais.

Há muito mais que pode ser dito sobre as unidades de AC e a forma como funcionam. Afinal de contas, encontrar o melhor ar condicionado para a sua casa ou escritório significa calcular e considerar a sua capacidade, o preço inicial, o tipo e o modelo, a instalação, o consumo de energia, o design e todas as outras características. No entanto, se e quando encontrar o aparelho certo para as suas necessidades, será uma das melhores compras que fez para a sua casa ou escritório.

Avalie este artigo:
Votado por: 5 Média: 4.8
Botão Voltar ao Topo