A testhut.pt passa muitas horas a pesquisar para ajud√°-lo a encontrar os melhores produtos para comprar. Cada produto aqui √© selecionado independentemente pela nossa equipa. Se comprar algo atrav√©s de links no nosso conte√ļdo, podemos ganhar uma pequena comiss√£o que ajuda a apoiar o nosso trabalho.

Os Melhores Frigoríficos 2022

Os frigoríficos já existem há muito tempo e são essenciais para qualquer casa. As casas mais modernas necessitam da comida refrigerada, por isso, ter pelo menos um frigorífico básico é essencial.

No entanto, os melhores frigor√≠ficos atualmente n√£o muito mais que apenas ‚Äúb√°sicos‚ÄĚ. Embora todos trabalhem da mesma forma, s√£o bastante diferentes na forma como se integram na sua cozinha, o seu tamanho, como abrem, como armazenam a comida, e todas as caracter√≠sticas adicionais. Por isso, quais s√£o os principais tipos de frigor√≠ficos que existem atualmente e qual dever√° escolher para a sua casa?

Imagine
Nome do Produto
Avaliação
Compre
1 de 10
5.0
2 de 10
4.8
3 de 10
4.8
4 de 10
4.7
5 de 10
4.6
6 de 10
4.5
7 de 10
4.4
8 de 10
4.3
9 de 10
4.2
10 de 10
4.1

Os diferentes tipos de frigorífico

Praticamente todos os frigor√≠ficos trabalham da mesma forma ‚Äď utilizam um l√≠quido de refrigera√ß√£o para manter as serpentinas muito frescas por isso ‚Äď mant√©m o interior do frigor√≠fico frio. Se por ventura for inventado uma forma melhor, provavelmente n√£o ser√° chamado de frigor√≠fico pois n√£o utilizar√° o l√≠quido de refrigera√ß√£o.

Frigoríficos Independentes

Como a maioria dos eletrodomésticos de cozinha, os frigoríficos podem ser independentes ou encastrados. Os frigoríficos independentes são os mais populares por poderem ser adquiridos e instalados independentemente da sua cozinha e o seu design. Têm o seu próprio exterior e deverá escolher um que se integre esteticamente com o resto da sua cozinha. Estes modelos permitem a liberdade de escolher um frigorífico com base nas suas características e funcionalidades em vez de se preocupar se irá caber no espaço do armário de cozinha.

Frigoríficos encastrados

Por outro lado, os frigor√≠ficos encastrados s√£o instalados ‚Äúdentro‚ÄĚ do seu arm√°rio de cozinha e s√£o feitos para se enquadrarem. S√£o apropriados para pessoas que consideram os frigor√≠ficos feios e querem que a sua cozinha tenha um aspeto clean e √ļnico.

Coloca-se então o problema de escolher um frigorífico para uma cozinha já totalmente construída. A maioria dos frigoríficos encastrados são adquiridos e instalados enquanto a cozinha está a ser desenhada e construída. Ter de escolher um frigorífico encastrado para uma cozinha já terminada vai limitar as suas escolhas drasticamente.

Frigoríficos separados

Outra variação, que tanto pode ser independente ou encastrada, é a dos frigoríficos separados. Estes modelos podem ter a parte do frigorífico e do congelador em dois corpos separados ou dois frigoríficos vendidos como um modelo separado.

Mini frigoríficos, as chamadas caves de vinhos, frigoríficos para bebidas, frigoríficos para baixo da bancada, congeladores, máquinas de fazer gelo, e mais

Juntamos estes tipos todos na mesma categoria por terem caracter√≠sticas semelhantes ‚Äď s√£o mais pequenos e compactos, e t√™m um prop√≥sito bastante espec√≠fico. Podem apresentar diferen√ßas no seu design, funcionalidades adicionais, e varia√ß√£o de temperatura (min-max), e nada mais.

Tipos de porta de frigorífico

Para al√©m dos dois tipos principais ‚Äď integrados e independentes ‚Äď os frigor√≠ficos podem tamb√©m apresentar diferen√ßas no tipo de design das suas portas. Os 4 tipos abaixo listados, tanto podem ser integrados como independentes:

Frigoríficos com portas francesas

Os modelos com portas francesas, t√™m duas portas que abrem para fora. Estes tipos de portas permitem que a abertura do frigor√≠fico poupe um pouco de espa√ßo dentro da sua cozinha porque as duas portas s√£o abrir√£o tanto como se fosse uma √ļnica porta. O congelador neste tipo de frigor√≠ficos normalmente encontra-se em baixo e tem apenas uma porta.

Combinados

Estes modelos parecem-se com o anterior por terem duas portas que abrem para fora. A diferença é que o congelador e o frigorífico estão colocados lado a lado e cada um tem a sua própria porta. Os combinados são apropriados para pessoas que desejam ter um congelador de maior dimensão e não necessitam de um frigorífico muito grande.

Frigorífico de uma porta com o congelador em baixo

Nestes modelos, tanto o frigorífico como o congelador têm apenas uma porta e o congelador está colocado na parte de baixo do equipamento.

Frigorífico de uma porta com o congelador em cima

Estes modelos s√£o contr√°rios ao modelo anterior ‚Äď neste caso, o congelador encontra-se colocado na parte de cima do equipamento.

O que devo ter em conta quando comprar um frigorífico?

Então, quais são os fatores principais que precisará de ter em conta antes de comprar um frigorífico?

Independente vs encastrado (mais o tamanho)

O primeiro passo será encontrar um frigorífico que caiba na localização que deseja. Isto significa escolher um frigorífico do tamanho certo para a sua cozinha e decidir entre independente ou encastrado.

Capacidade

O passo seguinte será tentar priorizar a capacidade certa para a sua casa. A capacidade do frigorífico está tipicamente relacionada com o tamanho da sua casa, mas dependendo do modelo, esta relação pode variar um pouco.

Consumo de energia

Os frigoríficos têm a tendência de consumir muita energia. De facto, são normalmente o eletrodoméstico de maior consumo na maioria das casas. Por isso, mesmo uma pequena diferença no consumo de energia entre dois modelos pode ter um grande impacto a longo prazo.

Temperaturas

A maior parte dos frigor√≠ficos s√£o desenhados para manter certas temperaturas, chamadas standard, para o armazenamento de comida. A temperatura standard para um frigor√≠fico √© de 40o F (4o C) ou abaixo e para um congelador √© de 0o F (-18o C). No entanto, se precisa de uma temperatura espec√≠fica, existem tamb√©m modelos com diferentes defini√ß√Ķes de temperatura.

Caracter√≠sticas adicionais que poder√£o ser √ļteis

Depois de escolher a capacidade e o tamanho certos para si, pode explorar algumas das v√°rias caracter√≠sticas adicionais dos frigor√≠ficos. Relacionar o pre√ßo inicial com o consumo de energia √© importante, por exemplo, mas n√£o se esque√ßa da garantia ‚Äď os frigor√≠ficos devem durar d√©cadas por isso s√£o verdadeiramente uma compra a longo prazo.

Fora esse aspeto, existem várias outras características como o design door-in-door onde consegue ter uma porta construída e integrada na porta principal, portas insta-view em que pode mudar o modo de visualização entre opaco ou transparente, máquinas e filtros de água integrados na porta, controlos em ecrã táctil, e muito mais.

  • Pre√ßo inicial e garantia.
  • Design da porta.
  • A posi√ß√£o do congelador.
  • Ecr√£ t√°ctil.
  • Door-in-door.
  • Portas insta-view.
  • M√°quinas de fazer gelo.
  • M√°quinas e filtros de √°gua.

Como pode observar, as escolhas principais que terá de tomar são o preço inicial do frigorífico, tamanho & capacidade, e o consumo de energia. A partir daí, o resto é uma questão de encontrar um design que prefira e as características adicionais.

Avalie este artigo:
Votado por: 13 Média: 3.8
Bot√£o Voltar ao Topo