5 Melhores Máquinas de Lavar Loiça de 2024
Ter uma máquina de lavar loiça em casa é uma grande ajuda na hora das refeições — afinal, poupa-lhe não só o trabalho de esfregar cada prato e talher, como também reduz a conta da água. Se procura uma boa máquina de lavar loiça para si, conheça a melhor opção para a sua casa com as opiniões dos nossos especialistas.
Comparação das Melhores Máquinas de Lavar Loiça
Atualizações ao conteúdo:
Para nós, é importante que os produtos que sugerimos sejam da mais alta qualidade e aos melhores preços. Por isso, verificamos regularmente as nossas listas e atualizamo-las quando necessário, de modo a fornecer-lhe as opções da mais alta qualidade.
Qual Será a Melhor Máquina de Lavar Loiça?
Bosch Casa Série 2
A MELHOR MÁQUINA DE LAVAR LOIÇAVantagens
- Programas eficazes e variados
- Seca bastante bem
- Tecnologia de poupança de água
- Sensores de carga/sujidade
Desvantagens
- Sem conectividade
- Configuração do nível de dureza da água
Avaliação
A máquina de lavar loiça Bosch Casa Série 2 é a grande vencedora da nossa avaliação. Após testes intensivos, demonstrou ser uma máquina muito completa, com várias funcionalidades úteis, por um preço bastante acessível.
Em termos de capacidade, este modelo da Bosch leva 12 conjuntos de loiça. Tem também uma dúzia de programas, entre os quais Intensivo a 70 ºC, Normal a 65 ºC, ECO a 50 ºC e Programa Rápido de uma hora, a 65 ºC. Gostámos do facto de o botão de seleção ser analógico e, assim, reduzir as chances de problemas eletrónicos.
Quanto ao desempenho, esta foi uma das melhores máquinas da nossa avaliação — lava muito bem todo o tipo de loiça, quer esteja pouco ou muito suja. Também seca muito bem, mesmo quando a porta da máquina não é aberta logo após o programa terminar.
Em termos de funcionalidades, a Bosch Casa Série 2 é bastante completa: a tecnologia ActiveWater permite poupar água, distribuindo-a de forma estratégica. O aumento do débito da bomba significa que há maior circulação de água.
O sensor de carga e sujidade permite ajustar os consumos à quantidade de loiça. Assim, poupa na conta da água e da luz. O motor EcoSilence permite um funcionamento silencioso e de baixo consumo.
É possível ainda programar o início da lavagem através de um botão na porta da máquina, mas gostaríamos que tivesse conectividade Wi-Fi ou Bluetooth, embora compreendamos que não seja uma funcionalidade indispensável.
Trata-se de uma máquina bastante fácil de operar, com botões intuitivos, embora o processo de definição do nível de dureza da água seja um pouco frustrante. Uma vez configurado, o resultado de lavagem é bastante bom.
No geral, a Bosch Casa Série 2 é uma máquina estupenda para ter em casa — além de lavar e secar muito bem, permite poupar na conta da água e da luz, embora não tenha conectividade.
Especificações
- Instalação livre
- Capacidade 12 conjuntos
- N.º de programas 12
- Cesto regulável não
- Funcionalidades tecnologia ActiveWater, motor EcoSilence, Proteção de vidros, sensor carga/sujidade, indicador de sal/abrilhantador; programação diferida
- Conectividade não
- Nível de ruído 48 dB
- Consumo de água 9 litros
- Consumo de energia 258 kWh/ano
- Dimensões (CxLxA) 60 x 60 x 84,5
Ver preço
AEG AirDry
SEGUNDO LUGARVantagens
- Limpa em profundidade
- Abertura automática da porta
- Cesto regulável em altura
- Silenciosa
Desvantagens
- Sem conectividade
- Poucos programas
Avaliação
A máquina AEG AirDry é a segunda classificada da nossa avaliação. Segundos os nossos especialistas, reúne várias características que a distinguem do mercado, podendo mesmo ser máquina ideal para a sua casa.
Uma das principais vantagens deste modelo da AEG está na sua capacidade: é capaz de lavar 15 conjuntos. Por dentro, o espaço está muito bem aproveitado, com um cesto especial para vidros e um cesto de talhetes ajustável.
A AEG AirDry distingue-se da concorrência pela abertura automática da porta: assim que o último ciclo de lavagem começa, a porta abre-se cerca de 10 cm e, assim, permite que o vapor vá saindo lentamente. O resultado? A loiça sai completamente seca.
Além de seca, toda a loiça sai brilhante e limpa, mesmo aquela que é lá colocada com sujidade incrustrada. Isto graças ao braço aspersor de rotação dupla, que permite limpar em profundidade.
À semelhança da máquina da Bosch, gostaríamos que esta tivesse conectividade. Por outro lado, a variedade de programas pode ficar aquém do desejado por alguns consumidores (são apenas 7 programas, embora tenho os básicos [rápido, ecológico, vidros e intensivo) e um programa inovador, chamado “extrassilencioso”).
No geral, a máquina lavar loiça AEG AirDry é uma excelente opção para qualquer casa, tendo espaço suficiente para agregados familiares grandes. A abertura automática da porta é uma mais-valia, embora o número de programas possa ser insuficiente para algumas pessoas.
Especificações
- Instalação livre
- Capacidade 15 conjuntos
- N.º de programas 7
- Cesto regulável sim
- Funcionalidades SatelliteClean (braço aspersor de rotação dupla), GlassCare (cesto especial para vidros); AirDry (abertura da porta automaticamente na última fase do ciclo); sensor de carga/sujidade; indicador de sal/abrilhantador
- Conectividade não
- Nível de ruído 44 dB
- Consumo de água 11 litros
- Consumo de energia 205 kWh/ano
- Dimensões (CxLxA) 59,6 x 61 x 85 cm
Ver preço
Balay 3VS572IP
MELHOR RELAÇÃO QUALIDADE / PREÇOVantagens
- O cesto é ajustável
- Programa automático
- Tem um programa de pré-lavagem
- Bastante silenciosa
- Boa relação entre qualidade e preço
Desvantagens
- Número reduzida de programas
- Não é muito avançada tecnologicamente
Avaliação
A máquina de lavar loiça Balay 3VS572IP destaca-se por oferecer uma excelente relação entre preço e qualidade. Pode não ser a máquina com o maior número de programas, nem a mais eficiente do ponto de vista de energético, mas oferece lavagens de qualidade e facilidade de utilização, por um preço muito competitivo.
Em termos de características, tem capacidade para 13 conjuntos, o que é um valor bastante padrão. Outras funcionalidades incluem gaveta vario, 3 níveis de carga, indicação do tempo restante e de estado do programa. O cesto é ajustável, o que dá bastante jeito, já que permite adaptar o seu posicionamento, dependendo daquilo que se pretende lavar.
Em termos de programas, admitimos que este equipamento poderia ser mais rico. A máquina de lavar loiça Balay 3VS572IP possui apenas 5 programas. Por outro lado, as opções existentes são suficientes para a maioria dos cenários. E quem é a pessoa que utiliza realmente todos os programas das suas máquinas de lavar loiça?
Entre as opções disponíveis, encontramos um programa de pré-lavagem, o que é muito positivo, já que atenua a necessidade de passar a loiça por água, antes de a colocar a lavar.
Com 48 decibéis anunciados, esta é uma máquina bastante silenciosa, que promete não incomodar muito durante o seu funcionamento.
Em termos de tecnologia, não existem opções de conectividade, o que para algumas pessoas pode ser um ponto de desvantagem.
Tudo somado, consideramos que a Balay 3VS572IP oferece uma boa relação entre preço e qualidade, especialmente para quem não faz questão de ter um equipamento repleto de opções de conectividade.
Especificações
- Instalação livre
- Capacidade 13 conjuntos
- N.º de programas 5
- Cesto regulável sim
- Funcionalidades Gaveta Vario, 3 níveis de carga, indicação do tempo restante, indicação do estado do programa
- Conectividade não
- Nível de ruído 48 dB
- Consumo de água 9.5 litros
- Consumo de energia Não indicado
- Dimensões (CxLxA) 60 x 60 x 84,5
Ver preço
LG DF325FP
MELHOR QUALIDADEVantagens
- Desempenho excelente
- Conectividade Wi-Fi
- Download de novos programas
- Aplicação completa e inovadora
Desvantagens
- Preço
Avaliação
A máquina de lavar loiça LG DF325FP vence a categoria de melhor qualidade, muito graças às suas imensas funcionalidades e tecnologia inovadora. Embora o preço seja significativamente superior ao de outros modelos, achamos que vale a pena conhecê-la.
A capacidade de 14 conjuntos não é, à primeira vista, nada de especial. Contudo, o espaço interior está muito bem aproveitado, com 3 (sim, três!) cestos deslizantes, que podem ser usados ao seu gosto.
Em termos de funcionalidades, pode contar com o TrueSteamTM, função de vapor que reduz as manhas. O sensor de carga e sujidade permite ajustar o programa consoante a loiça introduzida na máquina.
Esta é uma das únicas máquinas que inclui conectividade Wi-Fi — assim, é possível ligá-la a uma aplicação da LG e, através do telemóvel, programas o início do programa com antecedência. O Smart DiagnosisTM vai fazendo o diagnóstico da máquina e avisa o utilizador sobre quaisquer problemas.
O que mais gostámos nesta máquina foi a possibilidade de descarregar programas. É isso mesmo! Embora inicialmente “só” tenha 10 programas, é possível transferir mais programas na aplicação LG SmartThinQTM. A aplicação também envia alertas para a limpeza da máquina.
No geral, a LG DF325FP é uma máquina lavar loiça espetacular, com um desempenho extraordinário de limpeza e secagem, conectividade Wi-Fi e uma aplicação muito inovadora e completa. Contudo, o preço pode ser incompatível com alguns orçamentos.
Especificações
- Instalação livre
- Capacidade 14 conjuntos
- N.º de programas 10 (+8)
- Cesto regulável sim
- Funcionalidades Smart DiagnosisTM; TrueSteamTM (redução de manchas por vapor); EasyRack PlusTM (3 cestos deslizantes); sensor de carga/sujidade; indicador de sal/abrilhantador
- Conectividade Wi-Fi
- Nível de ruído 44 dB
- Consumo de água 9,5 litros
- Consumo de energia 266 kWh/ano
- Dimensões (CxLxA) 59,8 x 60 x 84,5 cm
Ver preço
Candy CDCP 6S
MAIS COMPACTAVantagens
- Pequena e compacta
- Cesto regulável em altura
- Baixo consumo energético
- Baixo consumo de água
Desvantagens
- Pouca capacidade
- Sem sensor de carga/sujidade
- Mais barulhenta do que as máquinas convencionais
Avaliação
A máquina de lavar loiça Candy CDCP 6S é a opção ideal para quem tem pouco espaço na cozinha (ou prefere instalar a sua máquina em cima da bancada) e para agregados familiares pequenos.
Com pouco mais de 43 cm de altura, cabe em qualquer canto da cozinha. Embora seja bastante pequena, o espaço interior permite acomodar 6 conjuntos de loiça. Os seis programas são suficientes para o dia a dia e estão bem organizados para as diferentes necessidades.
Em termos de funcionalidades, a Candy CDCP 6S permite o início deferido e indica a necessidade de sal e abrilhantador. É uma máquina relativamente económica, especialmente tendo em conta que tem uma eficiência energética de A+. Ao ano, são pouco mais de 170 kWh/ano.
Contudo, é preciso lembrar que esta máquina não funcionará para todos os agregados familiares, já que é uma máquina de lavar loiça pequena. Por outro lado, falta-lhe o sensor de carga e sujidade. De notar ainda que é ligeiramente mais barulhenta do que os modelos convencionais,
Para resumir, a Candy CDCP 6S é uma máquina lavar loiça muito boa para quem tem pouco espaço na cozinha e para pessoas solteiras ou agregados familiares pequenos. Lava bem e gasta pouca água e luz, embora seja um pouco barulhenta.
Especificações
- Instalação livre
- Capacidade 6 conjuntos
- N.º de programas 6
- Cesto regulável sim
- Funcionalidades início diferido; indicador de sal/abrilhantador
- Conectividade não
- Nível de ruído 51 dB
- Consumo de água 6,5 litros
- Consumo de energia 174 kWh/ano
- Dimensões (CxLxA) 55 x 50 x 43,8 cm
Ver preço
Os diferentes tipos de máquinas de lavar louça
Contrariamente a outros eletrodomésticos de cozinha, todas as máquinas de lavar louça funcionam de forma semelhante – utilizam água fria da rede doméstica, aquecem-na e deitam-na continuamente sobre a louça suja, juntamente com o detergente que colocar. As diferenças entre as máquinas de lavar louça prendem-se normalmente com o tamanho, capacidade, design compacto, a localização pretendida na cozinha e os vários programas e características que têm ou que estão em falta.
Máquinas de lavar louça independentes
Este é o tipo mais comum de máquina de lavar louça, simplesmente porque – tal como as máquinas de lavar roupa, frigoríficos, máquinas de secar roupa e outros eletrodomésticos independentes – podem ser colocadas em qualquer localização. Não precisa de caber dentro do armário de cozinha e não precisa de desenhar a sua cozinha inteira por sua causa – coloque-a onde quiser e já está.
Por isso, neste tipo podem existir modelos de várias dimensões e capacidade, e podem ter todas as funções que quiser numa máquina de lavar louça.
Máquinas de lavar louça encastradas
Uma grande opção para quando a cozinha ainda está a ser construída e desenhada, as máquinas de lavar louça encastradas são feitas para estar integrada no armário de cozinha. Isto significar que terá uma cozinha bonita de aspeto uniforme, em vez de ter um bloco grande e branco – e feio, para algumas pessoas – colocado na cozinha.
Se a sua cozinha já está terminada e não desejar redesenhá-la, por vezes é possível encontrar um modelo de máquina de lavar louça encastrada que pode facilmente substituir um dos espaços no armário de cozinha, mas é raro. Para além disso, estes modelos normalmente têm uma dimensão inferior que os modelos independentes.
Máquinas de lavar louça slim
Os últimos três tipos podem ser vistos como subtipos de máquinas de lavar louça encastradas, mas existem diferenças suficientes para os distinguir. O primeiro subtipo é a máquina de lavar louça slim. Estas máquinas de lavar louça encastradas são desenhadas para módulos de cozinha com uma largura reduzida para cozinhas mais pequenas e com espaço limitado. Altas e finas, são ótimas para casas de ~2 pessoas com pouca louça. Embora não sejam muito grandes, é impressionante a forma como permitem a utilização do espaço limitado da sua cozinha.
Máquinas de lavar louça compactas
Da mesma forma, as máquinas de lavar louça compactas são desenhadas para casas mais pequenas com espaço limitado na cozinha. Têm normalmente a dimensão de um micro-ondas grande ou um pouco maior e podem ser encastradas ou independentes. São, sem sombra de dúvida, demasiado pequenas até para uma casa de duas pessoas e são mais apropriadas para apartamentos de uma pessoa que viva sozinha e que raramente cozinhe.
Máquinas de lavar louça integradas
Um terceiro tipo de máquinas de lavar louça encastradas são as máquinas de lavar louça integradas. Os dois termos são usados frequentemente para dizer o mesmo, embora tenham funções diferentes. As máquinas de lavar louça integradas estão normalmente localizadas debaixo do lava-louça e estão ligadas diretamente ao mesmo. Este aspeto reduz a distância que a água tem de percorrer e por isso reduz o risco de problemas nos canos. Também se torna mais fácil lidar com a louça suja ou acabada de lavar porque a máquina de lavar louça está o mais próxima possível do lava-louça.
O que devo ter em conta quando comprar uma máquina de lavar louça?
Uma vez que todas as máquinas de lavar louça trabalham da mesma forma, as principais diferenças estão relacionadas com as suas características e funções adicionais.
Encastrada vs independente
Já revelámos acima as diferenças entre os dois tipos principais por isso não nos vamos repetir. No entanto, esta é a primeira escolha que terá de fazer e que irá ditar qual será o aspeto da sua cozinha e a localização da sua máquina de lavar louça.
Capacidade
Outro aspeto principal a considerar é a dimensão que pretende para a sua máquina de lavar louça. Ter uma máquina de lavar louça que não é grande o suficiente, de acordo com as suas necessidades, pode ser um problema e um desperdício de dinheiro. Terá de a esvaziar e voltar a encher constantemente, não será grande o suficiente para as suas panelas e travessas de maior dimensão, e trazem mais problemas que aquilo que valem.
Por outro lado, se adquirir uma máquina de lavar louça demasiado grande, terá de esperar mais dias para encher o equipamento ficando sem usar alguns utensílios e louça, ou terá de lavar a meia carga e assim desperdiçar água.
Consumo de água
Em relação ao consumo de água, é aconselhável que escolha uma máquina de lavar louça com baixo consumo. Estes modelos podem ter um preço inicial mais elevado, mas são amigos do ambiente e poupam na sua fatura da água.
Características adicionais que podem ser úteis
Claro que as máquinas de lavar louça têm também bastantes características adicionais que pode considerar úteis ou desnecessárias, dependendo das suas preferências:
- Filtro de água. As máquinas de lavar louça utilizam e reciclam a água diversas vezes antes de a deitarem for a, por isso torna-se importante escolher um modelo com um bom sistema de filtração de água para a manter limpa entre ciclos de lavagem.
- Sensores de sujidade. As máquinas de lavar louça com sensores de sujidade conseguem perceber o quão suja está a sua louça e ajustar o consumo de água de acordo com esse princípio. Esta característica poupa água e lava de forma mais eficaz.
- Programas e controlos. As máquinas de lavar louça mais modernas têm ecrãs eletrónicos, o que facilita a utilização e programação mais simples. No entanto, mesmo sem estes ecrãs, torna-se importante escolher uma máquina de lavar louça que tenha os seus programas preferenciais. Algumas máquinas de lavar louça permitem ciclos de metade da carga, para que não precise de encher a máquina, outras têm modos de lavagem a altas ou baixas temperaturas, etc.
- Redução de ruído. Tal como as máquinas de lavar roupa e as máquinas de secar roupa, as máquinas de lavar louça não são propriamente equipamentos silenciosos. Escolher um modelo com uma boa redução de ruído é ótimo se a sua cozinha estiver próxima da sua sala ou quarto.
Resumindo, embora as máquinas de lavar louça possam ser bastante diferentes em termos de tamanho, design, localização na cozinha e características, tendem a trabalham da mesma forma. Por isso, encontrar a melhor máquina de lavar louça para a sua cozinha é normalmente uma questão de escolher aquela que tem o tamanho e capacidade certa, que tem as características que prefere e consumo de água.
Melhores Máquinas de Máquinas de Lavar Loiça
Bosch
Em 1886, Robert Bosch, industrialista, criou um workshop sobre engenharia elétrica e mecânica — foi assim que começou a Bosch. Hoje, a marca germânica é uma das marcas de eletrodomésticos mais procuradas em todo o mundo, sendo o seu nome associado à qualidade e responsabilidade social. Afinal, como Robert dizia “prefiro perder dinheiro do que a confiança dos clientes”.
AEG
A AEG, marca germânica fundada em 1898, tem liderado o desenvolvimento de produtos desde o século XX. Além de ter criado a primeira máquina de perfuração transportável, abriu caminho para o mundo dos aparelhos portáteis. Em 2021, ganhu, pelo quarto ano consecutivo, o prémio de melhor máquina lavar loiça.
BEKO
BEKO é a subsidiária britânica e irlandesa da Arçelik A. Ş, marca turca fundada em 1955. Atualmente, é lider de vendas no Reino Unido, no setor dos grandes eletrodomésticos. Além de ser uma das maiores produtoras na Europa, com mais de 30 000 funcionários, também é líder na Turquia.
LG
A LG é uma empresa multinacional sul-coreana, com sede em Seoul. A marca está presente nos setores do entretenimento, da comunicação, dos eletrodométicos e dos sistemas de climatização. Em dezembro de 2021, a marca anunciou estar a testar uma máquina de lavar a roupa ecológica, que usa dióxido de carbono líquido como detergente,
Candy
A Candy é uma marca de eletrodomésticos italiana e francesa, subsidiária da marca chinesa Haier. No início dos anos 40, a primeira máquina de lavar roupa italiana foi desenhada em Monza. No mesmo ano, a marca foi fundada. Em 2018, foi adquirida pela multinacional Haier.