Os 5 melhores ratos gaming de 2024
No competitivo mundo do gaming, todos os detalhes fazem a diferença. Por esse motivo, analisámos os modelos de ratos mais populares da atualidade, tendo em conta critérios como a performance, qualidade de construção e preço. Como resultado, apresentamos a lista dos melhores ratos gaming da atualidade, segmentados por categoria.
Comparação dos melhores ratos gaming
Atualizações ao conteúdo:
Estamos sempre a atualizar as nossas listas de produtos para que possa contar com os últimos modelos aos melhores preços, e para que tenha a certeza de que está a adquirir produtos da mais alta qualidade.
Quais são os melhores ratos gaming?
Asus ROG Gladius II Origin
MELHOR RATO GAMINGVantagens
- Resistente e durável
- Iluminação RGB
- Aceleração até 50G
- Comutadores substituíveis
- Cabo removível
Desvantagens
- O software de configuração por vezes falha
- Apenas três perfis configuráveis
Avaliação
Após os nossos extensos testes, elegemos o Asus ROG Gladius II Origin como o melhor rato gaming da atualidade e isso, já diz muito sobre a qualidade deste excelente dispositivo!
Em termos de design, a Asus não tem alterado muito a sua série Gladius desde o seu surgimento, em 2017. Aliás, excetuando a remoção do botão problemático que motivava queixas devido aos cliques por engano, a versão Gladius Origin II não apresenta alterações de relevo em relação ao modelo original. Mas isso não é mau, já que este Asus ROG Gladius II Origin é extremamente agradável de utilizar.
Outra questão estética que nos agradou e que na verdade é um dos principais pontos de atração deste rato é a sua iluminação Aura Sync. O rato Asus ROG Gladius II Origin apresenta seis efeitos de iluminação previamente configurados: reativo, cometa, onda, ciclo de cores, respiração e estático.
O design com rabo removível algo que nos agradou particularmente. Basta um clique num botão para facilmente libertar o cabo micro-USB. O equipamento é fornecido com dois tipos de cabos e com uma bolsa que permite o transporte fácil e seguro.
Ao incluir comutadores Omrom com durabilidade para 50 milhões de cliques e ainda dois comutadores extra, este é um rato bastante durável. É capaz de acompanhar até os jogadores mais exigentes e ativos durante anos de intensas sessões de jogo.
Este rato apresenta 6 botões e através do seu software é permitido criar 3 perfis diferentes. A escassez de perfis que podemos criar é um dos pontos que não nos agradou.
A performance é equilibrada e sólida: resolução máxima até 12.000 DPI, velocidade de 250 IPS e aceleração de 50G.
O outro aspeto em que gostaríamos de ver melhorias é na performance do software de configuração. Nem sempre é fácil calibrar ou fazer pequenas alterações com o software Armoury II, devido à instabilidade no ecrã de gravação de macros.
Em resumo, tendo em conta aspetos como a qualidade de construção e a performance, elegemos o Asus ROG Gladius II Origin com o melhor rato gaming deste momento.
Especificações
- Tipo Com fio
- Sensor Ótico
- Resolução máxima 12.000 DPI
- Velocidade 250 IPS
- Aceleração 50G
- Peso 110 gramas
- Dimensão 126 x 67 x 45 mm
- Botões 6
Ver preço
Corsair Nightsword RGB
SEGUNDO CLASSIFICADOVantagens
- Sistema ajustável de peso
- Bastante ergonómico
- Bom posicionamento da iluminação RGB
- Deteção automática do centro de gravidade
- Tem 10 botões configuráveis
Desvantagens
- Um pouco escorregadio
- Mais adequado para pessoas com mãos grandes
Avaliação
Em segundo, enquanto melhor alternativa para quem procura um rato gaming de excelente qualidade encontramos o Corsair Nightsword RGB. Sejamos sinceros, numa era em que os dispositivos wireless começam a ganhar um peso fortíssimo, até mesmo no exigente campo dos ratos gaming, não é fácil lançar um rato com fios capaz de sobressair.
Contudo, o Corsair Nightsword RGB consegue realmente destacar-se, fruto de algumas características realmente diferenciadoras.
Comecemos pelo design e pelos aspetos que saltam desde logo à vista: trata-se de um rato de grandes dimensões, que por isso é sobretudo recomendado para quem tem mãos grandes. Possui 10 botões: os dois principais, a roda de scroll e dois botões adicionais logo abaixo da mesma. Na lateral apresenta dois pares de botões de macro e finalmente, na “asa” do polegar apresenta o chamado botão de sniper.
Apesar da sua grande dimensão, este rato é muito ergonómico e confortável, algo que é verdadeiramente indispensável num periférico destinado uma utilização gaming.
O sistema de pesos do Corsair Nightsword RGB representa, possivelmente, a sua característica mais especial. Este rato inclui dois conjuntos de pesos e seis localizações de montagem, o que significa que existem 120 configurações possíveis.
Adicionalmente, o software da marca deteta automaticamente o centro de gravidade do rato em tempo real, permitindo ajustar o peso entre 119 e 141 gramas, o que facilita que cada jogador encontre o ponto perfeito para si.
Gostámos também do posicionamento da iluminação RGB, a qual é emitida por quatro posicionamentos diferentes. Como resultado obtermos uma iluminação que se catalogamos entre o subtil e o elegante.
Os elementos em borracha são bastante agradáveis ao tato, mas sentimos que tornam este rato um pouco escorregadio, especialmente se o utilizador tiver mãos mais pequenas.
Salientamos que o Corsair Nightsword RGB é um dos melhores ratos gaming da atualidade, sobretudo devido à sua versatilidade e grande número de opções de personalização.
Especificações
- Tipo Com fio
- Sensor Ótico
- Resolução máxima 18.000 DPI
- Velocidade 400 IPS
- Aceleração 50G
- Peso 119 gramas
- Dimensão 129 x 86 x 43.8 mm
- Botões 10
Ver preço
SteelSeries Rival Rato
MAIS ACESSÍVELVantagens
- Excelente preço
- É bastante leve
- Iluminação atrativa
- Bom software de configuração
- Qualidade de construção
Desvantagens
- Design inconveniente para algumas pessoas
- Performance média
Avaliação
Não é preciso esvaziar a carteira para ter um rato sólido, como demonstra este SteelSeries Rival 3. Obviamente, não encontraremos o mesmo nível de sofisticação existente em modelos de gamas superiores, mas consideramos que esta é uma excelente opção de entrada no universo dos ratos gaming.
Como é tradição nos produtos da SteelSeries, este rato apresenta uma excelente qualidade de construção. Mesmo tendo em conta que o material dominante é o plástico e que estamos perante um rato que pesa apenas 77 gramas, ficámos com a impressão de que este SteelSeries Rival Rato é um equipamento capaz de durar vários anos.
Aliás, a marca garante que os comutadores deste rato duram pelo menos 60 milhões de cliques, o que é um valor bem acima da média, mesmo olhando para equipamentos em faixas de preço mais elevadas.
A resolução do sensor vai de 200 até 8.500 DPI. Adicionalmente, a velocidade é de até 300 IPS e a aceleração de 35 G. Não se trata obviamente de um equipamento para uma utilização profissional, mas acreditamos que este rato garante performance suficiente para o utilizador intermédio.
A configuração e personalização do equipamento é feita através do software SteelSeries Engine 3, o qual permite fazer todas as operações habituais de forma simples e rápida.
O ponto menos positivo que encontramos no SteelSeries Rival Rato diz respeito ao seu design e dimensão. Existem dois aspetos que o podem tornar inconveniente para alguns utilizadores: o primeiro é a sua própria dimensão. Trata-se de um rato realmente pequeno que não será ajustado a quem tem mãos grandes. Também consideramos a aresta do lado direito é demasiado definida, podendo tornar-se incomodativa.
Com base na nossa análise, consideramos que o SteelSeries Rival 3 é o melhor rato gaming de baixo custo disponível correntemente no mercado.
Especificações
- Tipo Com fio
- Sensor Ótico
- Resolução máxima 8.500 DPI
- Velocidade 300 IPS
- Aceleração 35G
- Peso 77 gramas
- Dimensão 121.1 x 67 x 38 mm
- Botões 6
Ver preço
Razer Viper Ultimate
MELHOR PREMIUMVantagens
- Ambidextro
- Qualidade de construção
- Carregamento wireless competente
- Muito leve
- Resolução máxima de 20.000 DPI
Desvantagens
- Preço elevado
- Não adequado para mãos grandes
Avaliação
Pequeno e leve, tanto que face a um olhar mais desatento pode parecer um rato-comum igual a tantos outros. Mas um olhar mais perspicaz será capaz de identificar desde logo o logótipo da Razer e pequenos pormenores de design que deixam antever que estamos perante um rato especial.
Razer Viper Ultimate é a nossa escolha na categoria de melhor rato gaming premium. Esse é um estatuto que se faz sentir no preço. Este é o rato mais caro da nossa lista.
Em termos de design, este é um rato de dimensão relativamente pequena e bastante leve, já que pesa apenas 74 gramas. Apresenta um design ambidextro, ou seja, pode ser utilizado em ambas as mãos. Em ambos os lados apresenta um par de botões programáveis, o que aumenta a sua versatilidade.
É bastante agradável ao toque e logo nas primeiras interações sentimos que se trata de um equipamento com uma excelente qualidade de construção.
E agora, aquela questão que interessa a tantos gamers. E como é a performance deste rato gaming wireless? A Razer reivindica que a tecnologia wireless deste rato consegue ser 25% mais rápida do que qualquer solução da concorrência. Não temos como apurar se esta percentagem é exata, mas nos nossos testes ficámos plenamente convencidos relativamente à estabilidade e baixa latência oferecidas pelo Razer Viper Ultimate.
A resolução máxima é de 20.000 DPi, a velocidade tracking é de 650 IPS e a aceleração é de 50G. Números que não deixam margens para dúvidas, de que estamos perante um excelente rato gaming.
Gostámos também do toque adicional de carácter fornecido pela estação de carregamento Chroma, que não é apenas esteticamente apelativa, como também demonstrou ser extremamente eficaz.
Em termos de considerações menos positivas, além do fator preço, salientamos apenas que devido à sua dimensão compacta, este não será o rato ideal para quem tem as mãos realmente grandes.
Se procura um rato de gaming avançado, com caraterísticas de ponta, o Razer Viper Ultimate constitui uma possibilidade a ter em conta.
Especificações
- Tipo Sem fios
- Sensor Ótico
- Resolução máxima 20.000 DPI
- Velocidade 650 IPS
- Aceleração 50G
- Peso 74 gramas
- Dimensão 126.73 x 57.6 x 37.81 mm
- Botões 8
Ver preço
Logitech G 305 LIGHTSPEED
RATO GAMING WIRELESSVantagens
- Excelente valor pelo preço
- Sensor de excelente qualidade
- Ligação wireless estável
- Duração de bateria impressionante
- Tempo de resposta de 1 ms
Desvantagens
- Poucas opções de personalização
- Não tem opção de bluetooth
Avaliação
Como melhor opção na categoria melhor rato gaming wireless apresentamos o Logitech G 305 LIGHTSPEED. A primeira caraterística que destacamos é exatamente a excelente relação entre valor e preço. Pelo preço a que normalmente é possível comprar esta rato não existe muita concorrência a oferecer o mesmo nível de qualidade.
Este rato da Logitech apresenta uma resolução máxima de 12.000 DPI, velocidade de 400 IPS e aceleração de 40G. A marca afirma que o tempo de resposta é de apenas 1 ms. Não podemos comprovar este valor, mas confirmarmos que se trata de um equipamento com uma velocidade de resposta brilhante, especialmente tratando-se de um equipamento wireless.
Por referir esse aspeto, frisamos desde já que a ligação wireless manteve-se sempre bastante estável durante a nossa análise, o que é um fator fundamental num rato gaming que se preze.
Agora uma curiosidade, este rato precisa de uma pilha AA para funcionar, mas garante cerca de 250h de funcionamento por cada pilha (sendo recomendável a utilização de unidades alcalinas).
Como pontos menos positivos, temos que referir que sentimos as opções de personalização são algo limitadas. Além disso, não existe a possibilidade de conectividade através de bluetooth.
Quem procura um rato gaming wireless capaz de oferecer tecnologia avançada por um preço equilibrado encontra uma ótima opção no Logitech G 305 LIGHTSPEED.
Especificações
- Tipo Sem fios
- Sensor Ótico
- Resolução máxima 12.000 DPI
- Velocidade 400 IPS
- Aceleração 40G
- Peso 99 gramas
- Dimensão 116.6 x 62.15 x 38.2 mm
- Botões 6
Ver preço
Guia de compras de ratos gaming
Os ratos gaming têm evoluído bastante nos últimos anos, apresentando hoje em dia caraterísticas e funcionalidades avançadas. Para fazer uma boa compra é essencial conhecer a informação mais relevante sobre estes dispositivos.
Preparámos um guia de compras de ratos gaming, que inclui todos os pontos mais importantes que deve conhecer, para que assim possa escolher o melhor rato gaming tendo em conta as suas necessidades.
Que tipos de ratos gaming existem
Podemos segmentar os ratos gaming em duas categorias principais: com e sem fio. Os ratos com fio são os mais antigos e ainda gozam de bastante aceitação, sobretudo devido à performance que oferecem. Porém, a tendência atual passa cada vez mais por periféricos wireless, pelo que assistimos a uma grande evolução em termos dos ratos sem fio.
Vamos em seguida conhecer as principais diferenças entre estes dois tipos de ratos.
Ratos gaming com fio
No que diz respeito aos ratos gaming com fio é mais fácil encontrar modelos que oferecem boa resposta por baixo preço. Os ratos gaming com fio existem há muitos anos e assim sendo, trata-se de uma tecnologia bastante desenvolvida e consolidada. Além disso, os ratos com fio oferecem também a vantagem de receberem energia constantemente através do seu cabo USB.
Ratos gaming sem fio
Por outro lado, os ratos gaming wireless têm evoluído bastante e nos modelos de gamas superiores, já conseguem oferecer uma performance ao nível dos ratos com fio. Este tipo de rato destaca-se por uma maior conveniência e portabilidade. Mas também existem inconvenientes: é necessário ter atenção ao nível de bateria e alguns modelos só funcionam com dongles específicos. Ou seja, se o dongle se avariar, o equipamento deixa de ser útil.
Principais caraterísticas dos ratos gaming
Quando for escolher o seu novo rato gaming, deve ser quais são as principais caraterísticas relativamente às quais deve ter atenção. Reunimos os principais pontos que deve analisar na lista que se segue.
DPI
DPI é uma sigla muito usada quando falamos em ratos gaming, mas será que sabe o que significa? “Dots per inch” (ou, pontos por polegadas numa tradução directa) tem a ver com a distância até onde o curso se irá mover no monitor, de acordo com a movimentação física do rato. De forma simplificada: quando o DPI é baixo, isso significa que mais lentamente o rato se irá mover pelo monitor.
Botões programáveis
Ratos com mais botões permitem distribuir os controlos como cada jogador prefere, aumentando a sua eficiência e comodidade. Os ratos gaming de topo podem chegar a ter até 10 botões adicionais, oferecendo assim bastantes possibilidades de personalização. É importante analisar se o posicionamento dos botões é adequado e funcional.
Peso e dimensão
O design, dimensão e peso dos ratos são também fatores a ter em consideração. Existem ratos mais adequados para mãos grandes e outras para mãos pequenas. Também existem ratos incrivelmente leves que permitem realizar ações mais rápidas, e outros mais pesados, que se destacam por oferecer um controlo muito preciso.
Qualidade do software
Os melhores ratos gaming vêm acompanhados de software de qualidade. Este software permite configurar um grande número de parâmetros, como a sensibilidade e as funções de cada botão. Em alguns casos, é também possível ajustar a iluminação RGB.
RGB
A iluminação RGB não é um fator que afete diretamente a performance dos jogadores, mas é um atributo visual bastante associado ao contexto do gaming. Hoje, quase todos os periféricos de gaming apresentam algum tipo de iluminação personalizável e claro, os ratos não são exepção.
Os ratos gaming RGB dão um toque especial ao visual de qualquer secretária, aumentando o seu carisma. Os bons ratos RGB permite personalizar diferentes perfis de iluminação.
As melhores marcas de ratos gaming
No que diz respeito aos ratos gaming há um pequeno grupo de marcas que se conseguiram notabilizar no mercado ao longo dos últimos anos. Cada uma destas marcas ganhou nome e peso no mercado por oferecer equipamentos com elevada qualidade de construção e por lançar constantemente produtos inovadores no mercado. Descubra em seguida as melhores marcas de ratos gaming.
ASUS
Sediada em Taiwan, em 1989, a AsusTek Computer Inc. é uma empresa especializada em equipamentos eletrónicos como computadores, portáteis, monitores, placas gráficas e periféricos. É uma das maiores fornecedores de equipamentos eletrónicos do mundo. Comercializa uma extensa gama de ratos para computador.
Corsair
A Corsair Memory é uma fabricante de hardware e periféricos que tem a sua sede na Califórnia, Estados Unidos. Foi fundada em 1994 e nos seus primórdios desenvolvia apenas caches L2 de memórias. Atualmente, destaca-se também no campo dos periféricos para a indústria de gaming, especialmente ratos, teclados e auscultadores.
SteelSeries
Fundada em 2001 na Dinamarca, a SteelSeries é uma fabricante de periféricos e acessórios. Inicialmente, esta empresa designava-se “Soft Trading”, mas viria a alterar o seu nome para o atual em 207. É uma marca bastante envolvida com o gaming, apostando por isso fortemente em equipamentos como ratos e teclados.
Razer
Fundada em 2005, a Razer tem atualmente sede em Singapura e em São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos). O portefólio da Razer é bastante vasto, mas foca-se sobretudo nos jogadores. Inclui equipamentos como portáteis, periféricos para computador, teclados, ratos e muito mais.
Logitech
Com sede nos Estados Unidos, mas com filiais na Europa, Ásia e Américas, a Logitech é hoje uma das principais empresas mundiais no mercado de periféricos. Comercializa ratos, teclados, webcams, colunas áudio e muito mais. Não se limita ao mercado gaming, comercializando equipamentos para todo o tipo de utilizadores.
Perguntas frequentes sobre ratos gaming
Qual o melhor rato para gaming?
Após a nossa análise aos equipamentos mais populares da atualidade, elegemos Asus ROG Gladius II Origin como o melhor rato para gaming.
Posso usar o rato para gaming para uso normal?
Sim, um rato para gaming é mais avançado, mas serve perfeitamente para a utilização normal
Existe uma diferença entre o rato para gaming e o rato normal?
Existem algumas diferenças relevantes: o rato para gaming é maior, mais ergonómico, responde mais rapidamente e é mais preciso.