Melhor teclado gaming de 2024: Top 5
A oferta de periféricos gaming é cada vez mais extensa. Com novos lançamentos a surgirem constantemente e diversas inovações tecnológicas, pode não ser fácil escolher um bom teclado gaming. Analisámos diversas opções e elegemos os melhores teclados gaming em diversas categorias. Venha descobrir as melhores opções do mercado.
Comparação dos melhores teclados gaming
Atualizações ao conteúdo:
Valorizamo-lo como cliente e, por isso, atualizamos continuamente as nossas listas de produtos para lhe oferecer os melhores resultados aos melhores preços. Pode confiar na verificação que realizámos recentemente aos nossos produtos de topo.
Qual é o melhor teclado gaming?
Corsair K70 RGB MK.2
MELHOR TECLADO GAMINGVantagens
- Memória de 8MB para armazenamento de até 3 perfis
- Estrutura resistente de alumínio
- Todas as teclas são programáveis através de macros
- Apoio para pulso confortável e removível
- Anti-ghosting
Desvantagens
- A aresta superior é um pouco aguçada
Avaliação
No topo da nossa lista de melhores teclados gaming encontramos o Corsair K70 RGB MK.2 Este é um teclado esteticamente bonito, mas também bastante funcional e que oferece uma performance de topo. Com um design atrativo e uma excelente iluminação retroativa.
A sensação de que estamos perante um teclado premium fica patente desde logo face à qualidade de construção. A estrutura é de alumínio anodizado escovado. Ou seja, não é apenas bastante resistente, mas também é agradável ao toque.
Em termos de design e de materiais de construção, destacamos ainda a presença de um descanso para o pulso, que se destaca pela suavidade. Este elemento é facilmente removível, pelo que pode ser colocado e retirado de acordo com o gosto pessoal de cada utilizador.
Outro fator que nos leva a considerar que o Corsair K70 RGB MK.2 merece o seu lugar no topo da lista é o elevado nível de personalização que este periférico oferece. Possui 8 MB de memória interna para armazenamento de até 3 perfis de configuração. Assim, cada jogador pode jogar como prefere.
Adicionalmente, este teclado permite que todas as teclas sejam programáveis através do software iCue da Corsair. Esta possibilidade de programação de macros resultado numa iluminação RGB bastante dinâmica.
No parâmetro da performance, destacamos a tecnologia de anti-ghosting que se revela precisa e que garante que cada toque numa tecla é detetado.
Um fator que acreditamos que consideramos menos positivo é o facto da aresta superior do teclado ser um pouco aguçada, podendo tornar-se desagradável. Porém, tendo em conta que a maioria das pessoas não irá tocar muito naquela zona, trata-se de um aspeto secundário.
Concluímos, com a convicção de que o Corsair K70 RGB MK.2 é o melhor teclado gaming da atualidade.
Especificações
- Tipo Mecânico
- Número de teclas 104
- Material da estrutura alumínio anodizado escovado
- Conectividade Com fio
- Iluminação RGB
- Taxa de frequência 1000 Hz
- Ligações USB 2.0
- Apoio de pulso Sim
Ver preço
SteelSeries Apex 3
MELHOR ALTERNATIVAVantagens
- Excelente iluminação RGB
- Boa qualidade de construção
- Experiência de escrita agradável
- O software associado funciona bem
- Excelente suporte para o pulso
Desvantagens
- Não é mecânico
- Demasiada latência para um teclado com fios
Avaliação
O teclado Steelseries Apex 3 ocupa o segundo lugar da nossa lista. Apesar de ser o único teclado não mecânico, apresenta um conjunto de caraterísticas e funcionalidades que o tornam uma opção a ter em conta.
Logo ao primeiro olhar, este teclado causa uma boa impressão. O seu design é atrativo e moderno. Também notámos que apesar de a sua estrutura ser de plástico ABS, a qualidade de construção é muito boa.
Uma caraterística menos comum, mas que também pode ser interessante para muitos jogadores é a certificação IP32, que significa que este teclado é à prova de água. Quem já derramou líquidos sobre os teclados antes, sabe como ter um teclado capaz de resistir a estes acidentes pode ser importante.
A experiência de escrita é agradável e gostámos também de notar o quão silencioso este teclado consegue ser. Quem procura um teclado gaming silencioso, encontra neste SteelSeries Apex 3 uma excelente opção.
Quem já não vive sem os efeitos RGB ficará contente com as 10 zonas de iluminação que permitem elaborar esquemas de cores atrativos e efeitos reativos. O software de suporte SteelSeries Engine é fácil de utilizar e oferece um elevado nível de personalização. Permite, por exemplo, definir macros e guardar perfis.
Por fim, destacamos o excelente apoio de pulso magnético, que é bastante fácil de colocar e de retirar. O material é confortável, contribuindo para que as sessões mais longas de jogo sejam confortáveis.
Já, sobre os fatores menos positivos, comecemos pelo mais notório: este é o elemento não mecânico, na nossa lista de melhores teclados gaming, e esse fator tem impacto na performance.
Notámos que o teclado SteelSeries Apex 3 apresenta uma maior latência do que seria de esperar num dispositivo com fios. Jogadores de nível mais elevado, poderão preferir uma opção com melhor desempenho, em termos de resposta.
Apesar deste fator, consideramos que o teclado SteelSeries Apex 3 para o jogador de nível intermédio, que valoriza também o conforto da escrita e o silêncio das teclas enquanto joga.
Especificações
- Tipo Membrana
- Número de teclas 104
- Material da estrutura plástico ABS
- Conectividade Com fio
- Iluminação RGB
- Taxa de frequência 1000 Hz
- Ligações USB 2.0
- Apoio de pulso Sim
Ver preço
HyperX Alloy Origins Core
MAIS ACESSÍVELVantagens
- Relação entre qualidade e preço
- Elevada qualidade de construção
- Teclas programáveis
- Cabo USB tipo C desmontável
- Iluminação RGB completa
Desvantagens
- O software de personalização apenas funciona em Windows
- É difícil de configurar as opções de iluminação
Avaliação
Este HyperX Alloy Origins Core RGB é a nossa seleção para a categoria melhor teclado gaming barato. Apresentado uma excelente qualidade de construção e materiais de topo, este teclado demonstra que é possível encontrar excelentes periféricos de gaming a um preço justo.
A estrutura deste teclado é inteiramente construída em alumínio, com um acabamento que o torna bastante agradável ao toque. Já as teclas são feitas com um plástico ABS de elevada qualidade.
Relativamente ao layout, chamamos a atenção para o facto de não estarmos perante um desenho tradicional. Este HyperX Alloy Origins Core RGB apresenta apenas 87 teclas, em vez das tradicionais 104 presentes na maioria dos teclados gaming. Contudo, existe uma outra versão com layout completo tradicional.
Outro ponto de realce, relativamente ao design, é o cabo USB tipo-C desmontável. Uma caraterística que torna este teclado ainda mais compacto.
Finalmente, destacamos a iluminação RGB completa, que confere ainda mais dinamismo a este teclado.
Todas as teclas são programáveis, contudo o software Hyperx Ngenuity mostra-se pouco intuitivo e requer uma curva de aprendizagem algo longa. Realçamos ainda que este software apenas funciona em sistemas operativos Windows.
Apesar desta questão, se procura um teclado gaming barato e de elevada qualidade, não encontrará melhor resposta do que este HyperX Alloy Origins Core RGB.
Especificações
- Tipo Mecânico
- Número de teclas 87
- Conectividade Com fio
- Iluminação RGB
- Taxa de frequência 1000 Hz
- Ligações USB tipo C
- Apoio de pulso Não
Ver preço
SteelSeries Apex Pro
ESCOLHA POPULARVantagens
- Construção de qualidade em alumínio
- Memória para 5 perfis
- Extensas opções de configuração
- A iluminação RGB é bastante versátil
- As teclas são extremamente responsivas
Desvantagens
- O suporte para o pulso tende a atrair pó
- Falta de teclas macro dedicadas
Avaliação
Para quem procura a melhor experiência possível, elegemos o teclado SteelSeries Apex Pro como a melhor opção atualmente existente no mercado.
A construção é irrepreensível, já que a estrutura é de alumínio de alta qualidade. É um teclado que transparece robustez e que promete durar muito tempo. As teclas são feitas do habitual plástico ABS, e também se destacam pelo conforto que proporcionam.
O descanso para o pulso é um acessório que gostamos sempre de ver e que representa uma mais-valia para este tipo de produto. Apesar de ser bastante agradável de utilizar, o descanso que acompanha o teclado SteelSeries Apex Pro revelou ser um autêntico íman de pó, o que significa que requer limpeza constante.
Como se pretende num teclado gaming, as teclas mostraram ser bastante responsivas. A performance é sólida e satisfatória, não só para jogar, mas também para escrever ou executar qualquer outro tipo de tarefa. As opções de configuração são bastante extensas, sendo possível alterar aspetos como o ponto de atuação de cada tecla, o que permite adaptar o teclado a diferentes tipos de jogos ou funções. O teclado possui capacidade para salvar 5 perfis diferentes, o que aumenta sua versatilidade.
Finalmente, temos que referir que as possibilidades de personalização da iluminação RGB são quase ilimitadas. É possível, por exemplo, sincronizar a iluminação com a música, ou com uma seleção alargada de jogos. O software que acompanha o teclado facilita a tarefa de configurar os diferentes parâmetros.
Infelizmente, este teclado carece de teclados de macro dedicadas, uma funcionalidade que para muitos jogadores é valiosa.
Face à sua performance, qualidade de construção e praticamente ilimitadas possibilidades de personalização, é fácil perceber porque motivo o SteelSeries Apex Pro é um dos melhores teclados gaming da atualidade.
Especificações
- Tipo Mecânico
- Número de teclas 104
- Conectividade Com fio
- Iluminação RGB
- Taxa de frequência 1000 Hz
- Ligações USB 3.0
- Apoio de pulso Sim
Ver preço
Logitech G915
TECLADO GAMER WIRELESSVantagens
- Teclas confortáveis de baixo perfil
- Excelente design
- Bom desempenho para jogar e escrever
- Baixa latência
- Teclas macro dedicadas
Desvantagens
- Não tem suporte para pulso
- As teclas ficam facilmente marcadas
Avaliação
Apesar de os teclados com fios ainda serem reis e senhores no contexto do gaming, já assistimos a uma maior adoção por equipamentos wireless, nesse sentido testámos também diversos equipamentos nesta categoria. O teclado gamer wireless que elegemos como melhor opção foi o Logitech G915 .
A qualidade de construção é marcadamente premium, fruto da utilização de uma liga de alumínio de grau aeronáutico, que contribui para o design leve mas resistente deste teclado.
Tratando-se de um teclado gamer bluetooth é importante olhar para a bateria. Um carregamento proporciona cerca de 30 horas de jogo. Ao chegar a 15% surge uma útil notificação.
As teclas mecânicas de baixo perfil proporcionam um excelente desempenho, com uma latência extremamente baixa.
Um fator que apreciámos no Logitech G915 foi a sua versatilidade. Este teclado mostrou ser mais do que um simples teclado de gaming, proporcionando também uma ótima experiência de escrita.
As opções de conectividade são das: a tecnologia LIGHTSPEED, que representa uma solução profissional com uma velocidade de resposta de 1 ms. E mais tradicional tecnologia bluetooth. A iluminação RGB permite uma vasta gama de opções de sincronização.
Como pontos negativos, realçamos a ausência de suporte para o pulso. Tratando-se de um teclado premium, consideramos que seria importante que este acessório estivesse incluído. Reparámos também que as teclas ficam facilmente com marcas.
Como conclusão, não hesitamos em eleger o Logitech G915 como o melhor teclado gaming wireless da atualidade.
Especificações
- Tipo Mecânico
- Número de teclas 104
- Conectividade Wireless
- Iluminação RGB
- Taxa de frequência 1000 Hz
- Ligações USB
- Apoio de pulso Não
Ver preço
Guia de compra de teclado gaming
Comprar um teclado gaming pode não ser tão simples quanto parece à primeira vista. Existem diversos tipos de teclados, pelo que é importante conhecer a informação essencial sobre as diferentes opções. Preparámos um guia de compras que torna mais encontrar o melhor teclado gaming para as suas necessidades. Não importa se é um jogador novato ou experiente, leia o nosso guia e faça uma boa escolha.
Conheça os diferentes tipos de teclados gaming
Apenas conhece os teclados mecânicos e nunca ouviu falar das outras opções existentes no mercado? Não se preocupe! Os teclados mecânicos são a principal tendência do mercado e por isso é natural que a maioria das pessoas desconheça as outras alternativas. Apresentamos em seguida os três tipos de teclados gaming.
Teclado mecânico
Os teclados mecânicos destacam-se desde logo pela sua elevada resistência e durabilidade. Debaixo de cada tecla encontra-se um conjunto de molas e de peças que tornam o teclado extraordinariamente responsivo.
A baixa latência é, aliás um dos grandes trunfos dos teclados mecânicos. Adicionalmente, este tipo de teclado incorpora a tecnologia anti-ghosting, que permite detetar todos os toques nas teclas. Também possibilita que se apertem várias teclas em simultâneo.
Também é importante referir que existem teclados mecânicos com e sem fos. Porém, apesar de estar cada vez mais avançada, a tecnologia wireless ainda não consegue rivalizar com os teclados com fios, em termos de velocidade resposta.
A maioria dos jogadores profissionais preferem teclados mecânicos com fios, por forma a manterem-se tão competitivos quanto possível.
Teclado de membrana
Os teclados com membrana são geralmente mais acessíveis. A estrutura é um pouco diferente, já que debaixo da tecla não existe uma mola, mas sim uma pequena membrana de silicone.
Em termos de performance, os teclados com membrana que não conseguem oferecer o mesmo nível de baixa latência. Por essa razão, os teclados gaming com membrana são menos comuns.
Contudo, especialmente quando se procura um teclado mais versátil. que sirva para jogar, mas que também ofereça conforto para escrever, estes podem ser uma ótima solução.
Teclado semimecânico
O teclado semimecânico oferece uma solução intermédia entre as versões mecânicas e de membra. Em termos de construção, o teclado semimecânico apresenta uma membrana debaixo das teclas. Porém, incorpora soluções que geralmente se encontram nos teclados mecânicos como o anti-ghosting.
A principal vantagem dos teclados semimecânicos é que o preço é geralmente mais acessível.
Principais caraterísticas dos teclados gaming
Hoje em dia existem diversas caraterísticas dos teclados de gaming que fazem toda a diferença na experiência dos jogadores. Não, nos referimos apenas a características técnicas, mas também de conforto. Por exemplo, a inclusão de suportes para o pulso pode desempenhar um papel importante na prevenção de lesões. O artigo “Como evitar lesões relacionadas com esports” destaca a importância de utilizar apoios de pulso.
Tipo de layout
Os teclados gaming podem apresentar diversos tipos de layout:
- Completos ou 100%: são modelos que apresentam a configuração tradicional, com a inclusão do pad numérico;
- Tenkeyless ou TKL: não incluem o pad númerico, pelo que são modelos ainda mais compactos.
- Miniteclados de gamer: também chamados de teclados 60%, além de não incluírem o pad numérico também não possuem as teclas de funções, nem as setas.
Com ou sem suporte de pulso
Os melhores teclados de gaming geralmente incluem um suporte ou descanso de pulso confortável. Estes elementos geralmente são desmontáveis, por exemplo, através de ímanes. Os suportes não só oferecem mais estabilidade para o pulso, como contribuem para prevenir lesões.
Iluminação RGB
A iluminação RGB é uma caraterística cada vez mais presente nos periféricos gaming. Os teclados mais avançados possuem diversas zonas, ou mesmo iluminação total e permitem diversos níveis de personalização e sincronismo.
Switches
Os teclados mecânicos podem apresentar três tipos diferentes de switches: azuis, vermelhos e castanhos. A diferença entre cada tipo reside na forma de acionamento.
Os switches vermelhos são acionados sem feedback sonoro ou tátil. Os castanhos não possuem o tradicional som de clique, mas têm feedback tátil. Por fim, os switches azuis apresentam as duas formas de feedback.
As melhores marcas de teclados gaming
Quando olhamos para as melhores marcas de teclados gaming encontramos fabricantes com nome firmado e uma forte tradição nesta área. São marcas que apostam na qualidade de construção e na performance, atributos considerados essenciais pela comunidade de gamers. Descubra abaixo a lista de melhores marcas de teclados gaming.
Corsair
A Corsair Memory é uma fabricante norte-americana de hardware e periféricos para computadores. Começou por se dedicar à venda de módulos de memória cache L2, mas tem vindo a aumentar o seu portefólio de produtos. Atualmente é também uma referência no segmento de gaming.
SteelSeries
Originária da Dinamarca, a SteelSeries é uma fabricante de periféricos e de acessórios para gaming. Os produtos desta empresa destacam-se pela sua qualidade e performance e incluem: headsets, ratos, teclados e muito mais. É uma marca muita ativa no patrocínio de competições e jogadores profissionais de gaming.
HyperX
A HyperX é uma subsidiária do grupo Kingston Corporation, uma empresa multinacional sediada nos Estados Unidos da América, que se dedica ao fabrico e venda de produtos de armazenamento, como pen-drives e cartões de memória. Sob a insígnia HyperX são também vendidos ratos, headsets e teclados gaming.
Logitech
Com sede na Suíça, a Logitech é uma das maiores empresas internacionais na produção de periféricos para computador. Esta empresa produz uma gama diversa de produtos, incluindo teclados, ratos, webcam e sistemas de som. Nos últimos anos, a empresa tem apostado em novos produtos orientados para clientes com perfil gamer.
Perguntas frequentes sobre teclados gaming
Que teclado gaming comprar?
A decisão sobre que teclado gaming comprar depende sobretudo do tipo de utilização pretendido. Jogadores de nível mais elevado, devem procurar teclados com baixa latência, por forma a garantirem que a velocidade de resposta é a pretendida.
O que é um teclado mecânico?
Um teclado mecânico possui interruptores individuais debaixo de cada tecla, os quais são operados por uma mola com contactos de metal. Oferecem uma resposta mais rápida, são imunes ao ghosting e são mais duráveis.
Fontes
- https://www.gscience.io/resources/how-to-avoid-esports-related-injuries
- https://web.archive.org/web/20201104174419id_/https://www.clinmedjournals.org/articles/iaos/international-archives-of-orthopaedic-surgery-iaos-3-020.pdf?jid=iaos