As Melhores Marcas de Sofás

Comprar um sofá é um investimento relevante, especialmente quando se pretende um produto de boa qualidade, confortável e com um design moderno. Optar por uma marca de sofás conceituada é a melhor forma de garantir que irá fazer uma excelente compra.

Para que não tenha que perder tempo a pesquisar, reunimos para si as 10 melhores marcas de sofás! Aproveite o nosso trabalho e escolha a marca que melhor cumpre com os seus requisitos.

As 10 Melhores Marcas de Sofás Para o Seu Conforto

As melhores marcas de sofás apostam bastante no design e na utilização de materiais de elevada qualidade. Os bons sofás são ergonomicamente adequados e garantem uma postura confortável (recomendamos a leitura do trabalho “Importância da ergonomia na conceção de móveis estofados – sofás”, com informação muito pertinente a este respeito).

Assim, com base nos parâmetros conforto, design e qualidade de fabrico, estas são atualmente as 10 melhores marcas de sofás:

1. Divani&Divani

Divani&Divani

É sem dúvidas, uma das marcas premium de sofás mais apreciadas em Portugal. Trata-se de uma empresa italiana, fundada em 1969, que se tornou famosa internacionalmente por produzir mobiliário e sofás de elevada qualidade. Os sofás Divani&Divani aliam design único, materiais de qualidade e conforto. Com mais de 50 anos de tradição no fabrico de mobiliário de luxo, esta é uma marca central, para quem procura um sofá de topo.

2. Chateau D’Ax

Chateau D’Ax

É outra das marcas de sofás mais valorizadas em Portugal. Também é uma marca italiana com uma longa história, com mais de 70 anos dedicados ao fabrico de sofás de luxo. As peças da Chateau D’Ax são a demonstração perfeita da mestria do design italiano combinada com a utilização dos melhores materiais. Hoje, os sofás Chateau D’Ax são sinónimo de luxo, sofisticação e durabilidade.

3. Antarte

Antarte

Trata-se de uma marca portuguesa de mobiliário, fundada em 1998, em Rebordosa. A Antarte é conhecida pela sua abordagem inovadora ao design e à escolha de materiais. Os seus sofás são marcadamente sofisticados, mas também intemporais. Aliás, a marca foi fundada tendo como base o mote “O mobiliário torna-se intemporal quando a sua presença tem a capacidade de definir a alma de um espaço”.

4. Beliani

Beliani

Com origem na Suiça, a Beliani é uma marca que rapidamente conquistou o mercado internacional. Em pouco mais de uma década, a Belini expandiu-se e hoje está presente em 17 países. A empresa destaca-se por apresentar uma enorme diversidade de sofás, apresentando normalmente mais de 1000 modelos no seu site. Desde estilos mais modernos, até aos designs clássicos, é possível encontrar sofás para todos os tipos de gostos e necessidades no site e nas lojas desta marca.

5. Laskasas

Laskasas

O norte de Portugal possui uma forte tradição na produção de mobiliário. A Laskasas foi fundada em 2004 e tem com princípio a produção artesanal. A sua equipa de mestre artesãos conta com dezenas de anos de experiência. Sendo produzidos de forma artesanal, os sofás da Laskasas garantem silhuetas únicas e um excelente nível de comodidade.

6. BoConcept

BoConcept

É uma marca dinamarquesa de grande tradição. Fundada em 1952, a BoConcept é atualmente uma referência internacional, estando presente em mais de 60 países. Esta marca colabora frequentemente com alguns dos designers mais conceituados da Dinamarca, o que fica bem patente no design os seus sofás. A BoConcept aposta fortemente na personalização, permitindo que os compradores escolham os tecidos e os acabamentos dos seus produtos.

7. Boca do Lobo

Boca do Lobo

Fundada em 2005, é uma marca de design portuguesa. Aposta na melhoria das antigas técnicas de artesanato portuguesas, para criar peças sofisticadas de design contemporâneo, recorrendo a materiais nobres. Os sofás da Boca de Lobo estão hoje presentes em algumas das lojas e hotéis de maior luxo no mundo, o que demonstra a qualidade das suas criações.

8. Takanap

Takanap

Esta marca apresenta-se como referência no que diz respeito ao fabrico de sofás modulares. É uma empresa de origem francesa, com 20 anos de experiência no mercado mobiliário. Combinando o design francês com a tradição do fabrico português, esta marca tem a capacidade de surpreender, colocando no mercado sofás realmente diferenciados. No seu catálogo encontramos sofás modulares, convertíveis, puffes e até sofás para o exterior.

9. Budwing

Budwing

É uma marca com grande foco internacional, presente em diversos países europeus. Os sofás são fabricados em Portugal, por profissionais experientes. Aliando conforto, praticabilidade e um preço muito competitivo, os sofás desta marca são uma excelente opção para quem procura um bom negócio.

10. Shiito

Shiito

A Shiito é uma marca especializada na venda online de mobiliário. Opera há 15 anos e tem como foco a comercialização de sofás e outras mobílias com um design moderno e um preço altamente competitivo. Entre a sua oferta destacamos os pequenos sofás reclináveis, disponíveis em diversas cores e tecidos.

Os Critérios Que Deve Analisar Para Escolher a Marca Certa de Sofás

Escolher a marca certa do seu próximo sofá pode ser um processo longo. Existem muitos parâmetros que deve analisar, por forma a tomar uma decisão certa. Algumas marcas apostam sobretudo em certos materiais e em determinados formatos, pelo que ao ter uma visão geral sobre os pontos-chave a observar ficará mais perto de fazer uma boa decisão.

1. Manutenção do sofá, tendo em conta o material escolhido

Antes de comprar um sofá deve procurar conhecer os cuidados de manutenção específicos para o material que escolher. Cada tipo de material requer cuidados diferentes, por isso, deve ponderar bem este ponto antes de tomar a sua decisão final.

Qualquer que seja o material que escolher, existem algumas noções sobre um sofá novo que são universais e que também deve conhecer. Em primeiro lugar deve saber que quando começa a utilizar um novo sofá, o estofamento irá apresentar-se bastante esticado. Isto é sobretudo visível através da presença de algumas marcas, do tipo rugas, no material do sofá. Esta fase de adaptação do material prolonga-se normalmente durante o primeiro mês. Depois, os materiais vão-se adaptando aos hábitos de sentar e o material deixa de estar tão esticado.

Para a maioria dos sofás é recomendado que os aspire uma vez por semana, utilizando um aspirador com um acessório indicado e com um baixo nível de potência. Este é um ponto bastante importante, que permite prolongar o bom aspeto do seu novo sofá durante mais tempo.

Relativamente ao tipo de material, podemos segmentar os sofás em dois tipos principais: tecido (sarja, veludo, jacquard, etc) ou pele (natural ou sintética). Cada um dos tipos exige um tipo de manutenção diferente.

Vamos focar-nos primeiro nos sofás de tecido. Todos os tecidos possuem instruções específicas de manutenção, tendo em conta o material utilizado e o processo de fabrico. Quando os sofás possuem capas de tecido extraíveis, deve consultar as instruções de lavagem. Embora algumas peças possam ser lavadas em casa, numa máquina de lavar roupa normal, é muito comum que estes materiais precisem da atenção especializada de um serviço de lavandaria.

Já quanto às peles, os cuidados a ter também dependem do tipo de pele que escolheu. Normalmente, é necessário comprar produtos de manutenção específicos e posteriormente aplicá-los com a regularidade indicada.

Manutenção do sofá

Numa comparação direta: os sofás de tecido normalmente são mais resistentes a manchas, especialmente se tiverem recebido um tratamento adequado. A manutenção regular consiste na aspiração semanal. É importante remover as manchas imediatamente. Contudo, este tipo de sofá fica desbotado mais facilmente, especialmente quando exposto à luz do sol.

Por sua vez, os sofás de pele costumam durar mais tempo e habitualmente são mais fáceis de limpar do que os sofás de tecido. Porém, os cuidados costumam ser mais específicos, envolvendo muitas vezes a hidratação regular.

2. Sofás de luxo

Se pretende um sofá diferenciado, que ali o conforto ao design, então pode explorar o mundo fascinante dos sofás de luxo. Estes sofás não oferecem apenas garantia de beleza estéticas, são elementos que conjugam avançado tecnológico, um excelente nível de conforto e claro, sofisticação.

Quando olhamos para um sofá de luxo, percebemos logo que o visual é diferenciado. Além disso, o material é mais duradouro e oferece mais conforto do que um sofá comum.

Porém, escolher um sofá de luxo nem sempre é tarefa fácil. A maioria destes sofás tem um aspeto bastante cativante, capaz de nos fazer apaixonar. Mas é necessário olhar para o ambiente onde se irá colocar o sofá, por forma a identificar que estilo é mais adequado.

Algumas das melhores marcas de sofás de luxo permitem que os seus clientes personalizem os seus produtos. Nestes casos, pode escolher aspetos como o tecido a usar, cor, que tipo de pele pretende e tipo de acabamento. Em alguns casos, pode até escolher a dimensão e a configuração que deseja para o seu sofá.

Este tipo de sofás de luxo personalizados são verdadeiramente únicos, já que são construídos à medida dos desejos de cada cliente.

3. Tipos de sofás

Além do tipo de tecido, é importante que pense bem no tipo de sofá que pretende comprar. Existem diferentes tipos de sofás e cada qual apresenta algumas características únicas. Os principais tipos de sofás são:

  • Sofá de canto: É uma excelente escolha para quem pretende aproveitar da melhor forma o espaço que tem disponível. Aliás, por essa razão é uma escolha comum para salas que apresentam formatos fora do comum, ou quando se pretende aproveitar um canto que está vazio. Normalmente são sofás espaçosos e adequados para famílias grandes. Por vezes apresentam diversos espaços de arrumação, o que os torna ainda mais versáteis.
  • Sofá retrátil: Este tipo de sofá oferece um nível de conforto adicional, já que permite que os assentos reclinem, possibilitando que o corpo adote uma posição mais confortável. Existem sofás retrateis mecânicos ou elétricos.
    Chaise lounge: Trata-se de uma peça de mobiliário sofisticada, que apresenta um design mias longo num das extremidades. Desta forma, pode-se assistir à televisão, ou conversar, de forma ainda mais confortável.
  • Sofá Chesterfield: É um tipo de sofá de inspiração clássica britânica. É facilmente distinguível através de detalhes como os botões embutidos. Costuma ser revestido a pele de excelente qualidade e é conhecido por durar muito tempo. É um tipo de sofá bastante utilizado em escritórios de estilo clássico.
  • Sofá de designer ou de luxo: Com design sofisticado, materiais de elevada qualidade e acabamentos cuidados, os sofás de designer, ou de luxo, representam um nível de conforto único e servem também como um excelente complemento de decoração para qualquer ambiente.

4. Tamanho

tamanho do sofá

Finalmente, outra questão muito importante que deve analisar antes de comprar um sofá é o tamanho certo. Deve começar por determinar quantas pessoas se irão sentar normalmente no sofá.

Além disso, deve analisar o espaço que tem livre, para garantir que o sofá irá encaixar bem. Por exemplo, os sofás de dois lugares costumam ter cerca de 160 centímetros de comprimento. Já, os sofás de 3 lugares podem chegar facilmente aos 200 centímetros.

Não cometa o erro de pensar só no tamanho do sofá. Tenha em conta que em cada lado do sofá devem ficar cerca de 60 centímetros livres, para garantir a circulação.

Perguntas Frequentes

Qual é a importância de ter um sofá confortável?
Ter um sofá confortável é importante, pois geralmente a sala de estar é o centro da vida familiar. É ali que as famílias se reúnem para conversar, ver televisão ou ler. É também nas salas de estar que recebemos as visitas. Desta forma, um sofá confortável permite que esses momentos de lazer sejam ainda mais satisfatórios.

Qual é a diferença entre um sofá convencional e um sofá de luxo?
Um sofá convencional é uma solução sobretudo prática, mas que muitas vezes oferece um nível de conforto muito razoável. Um sofá de luxo apresenta um design diferenciado e materiais de elevada qualidade. Geralmente são muito duráveis.

Como se pode saber se o sofá é de alta qualidade?
O primeiro sinal de que estamos perante um sofá de alta qualidade é a robustez da sua estrutura. Os sofás de luxo normalmente apresentam uma estrutura mais sólida, pelo que são também mais pesados. O estofo costuma ser em pele, mas também podem ser feitos em tecido de alta qualidade. Normalmente apresentam detalhes diferenciadores e são muito agradáveis ao toque.

Que tipo de sofá é mais confortável?
Esta é uma pergunta que depende muito do gosto de cada pessoa. Mas os sofás retrateis normalmente oferecem um excelente nível de conforto, já que a sua inclinação é ajustável. Os sofás do tipo chaise longue também se destacam no parâmetro de conforto, ao permitirem que se adote uma posição quase deitado.

Qual é o melhor sítio para comprar um sofá?
As lojas especializadas em mobiliário são um excelente sítio para comprar um sofá. Mas quem procura uma maior diversidade, pode também consultar sites de mobiliário.

Conclusão

A compra de um sofá deve obedecer a um estudo prévio daquilo que pretende. Hoje em dia, existe uma grande diversidade de tipos de sofás, e é preciso também ponderar na configuração, tamanho e tipo de materiais pretendidos. Este último ponto é ainda mais relevante, já que ditará também quais são os cuidados a ter, por forma a prolongar a vida útil do produto.

Ao optar por uma das melhores marcas de sofás estará a fazer uma escolha segura, já que se tratam de maioritariamente de empresas com décadas de experiência e que fazem da qualidade, conforto e durabilidade dos seus principais trunfos.

Avalie este artigo:
Votado por: 0 Média: 0
Botão Voltar ao Topo